sexta-feira, 1 de março de 2013

AÇÕES PASTORAIS | Veja como foi a semana no Santuário São Judas Tadeu

CATEQUESE | A Comunidade do Santuário São Judas Tadeu encerrou no último sábado, 23 de fevereiro, as inscrições para as etapas de formação de catequizandos para os Sacramentos (1ª Eucaristia e Crisma) em 2013. Celebração, dia 9 de março, marcará o início das atividades da Catequese na Paróquia. INFORMAÇÕES | 17. 3215.9201 (Dalva / Agda)


FORMAÇÃO | Catequistas da Comunidade do Santuário, reunidos na Paróquia Santa Terezinha, participaram do Módulo Introdutório da Escola Bíblico Catequética (EBICAT). O encontro aconteceu no dia 23 de fevereiro. "Assumir a consciência vocacional no trabalho da Catequese é muito árduo. Cristão sem vivência da dimensão missionária certamente não completou a sua iniciação à vida cristã", disse o seminarista Roberto Bocalate. 


PREPARAÇÃO | Sábado, 23 de fevereiro, foi dia do encontro de preparação para o Batismo. Dinâmica, a formação contou com acolhida festiva, oração inicial e exposição de vídeo ilustrativo. Na seqüência os participantes seguiram para a igreja onde refletiram os sacramentos a partir dos vitrais do templo. Os batizados, no Santuário, acontecerão no dia 10 de março, às 9 da manhã.


DIOCESE | A Pastoral da Comunicação da Igreja de São José do Rio Preto, coordenada por Lourdinha Barbosa, se reuniu no dia 23 de fevereiro, na Casa da Comunicação. O encontro, primeiro em 2013, definiu metas para a caminhada. A Pastoral acolheu, também, seu novo assessor: padre Pe. Marcio Tadeu. A Comunidade do Santuário São Judas Tadeu esteve representada, na reunião, pelo jornalista André Botelho.


ENCONTRO | Organizado pelo Conselho de Reitores de Santuários do Brasil (CRSB), terminou no último sábado, 23 de fevereiro, o 20º Encontro Nacional de Reitores. A reunião, que teve início na segunda-feira, 18, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Cultura e religiosidade popular e Evangelização e Novas Mídias foram alguns dos temas abordados. Em destaque, também, a “mentalidade de acolhida” e o respeito ao fiel que procura os Santuários. 
   Incentivados pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, representam a Diocese os reitores padre Luiz Caputo; Santuário São Judas Tadeu (Rio Preto), padre Aldenir Rodrigues Ribeiro; Santuário Nossa Senhora da Paz (Bálsamo), padre Alexandre Ferreira dos Santos; Santuário Senhor Bom Jesus dos Castores (Onda Verde) e o padre Deusdet Aparecido Zanfolin, Santuário Nossa das Graças (Rio Preto).


MISSA | As famílias que recebem as imagens da Mãe Peregrina estiveram reunidas, no Santuário, para a celebração do 2º Domingo da Quaresma. Sob a presidência do padre Marcos Chiquetto, o encontro destacou a Transfiguração do Senhor. "O Senhor é minha luz e salvação", indicou o Salmo 26 (27).


JUVENTUDE | Vigília dos Jovens Adoradores em Monte Aprazível: o JOFEC (Jovens Fiéis Aos Ensinamentos de Cristo) esteve presente.  No próximo domingo, 3 de março, a Comunidade realizará o Encontro nas dependências do Santuário, a partir das 20h30. 


APOSTOLADO DA ORAÇÃO | Domingo, 24 de fevereiro, o grupo se reuniu para rezar pelas intenções do Santo Padre. O tema do encontro, "Senhor, aumenta a nossa fé" (Lc 17,5), inspirou as reflexões dirigidas na reunião. Nessa sexta-feira, 1 de março, foi celebrada a Missa do Sagrado Coração.  


PARTILHA | O grupo de Jovens Fiéis Aos Ensinamentos de Cristo(JOFEC), se reuniu com o pároco reitor do Santuário, padre Luiz Caputo. O presbítero apresentou as informações sobre a Jornada Mundial da Juventude. Os dados foram apurados junto à Equipe do Comitê Organizador Local (COL) quando da visita do padre Luiz, ao Rio de Janeiro, na última semana. O encontro aconteceu dia 24 de fevereiro. 

PARTILHA E MISSÃO | Os Assessores Paroquiais participaram na segunda-feira, 25 de fevereiro, na Casa de Cursilho, de encontro promovido pela Diocese de São José do Rio Preto. Com exposição sobre o Ano da Fé, conduzida pelo padre Berti, a reunião contou com momento formativo sobre documentos e procedimentos administrativos. "O trabalho no âmbito paroquial tem que ter abertura missionária; em uma estrutura que se apresenta para ir ao encontro dos que estão distanciados de nós. A palavra acolher é passiva. A missão é mais que isso; é ir ao encontro do outro. O trabalho (na Secretaria Paroquial) tem dimensão pastoral", disse o bispo diocesano de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva. Dalva Silva, Agda Maria Segantini Garbellini e Vera Pagotto representaram o Santuário. 


GRUPO DE ORAÇÃO | Com o tema "Igreja Missionária", foi realizado mais um encontro da Renovação Carismática Católica; que vive a Novena à Divina Misericórdia. O Grupo de Oração São Judas Tadeu se reúne todas as segundas-feiras, a partir das 20 h.


DIOCESE | Lideranças paroquiais, na noite da última terça-feira, 26 de fevereiro, estiveram reunidas no Salão da Catedral para receber orientações acerca da elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral. O documento contará com 6 urgências; cinco indicadas pelo Documento 94 e outra inspirada pela Campanha da Fraternidade e JMJ/Rio 13: juventude. No encontro, a Paróquia Santuário São Judas Tadeu esteve representada pelos padres Luiz Caputo e Marcos Chiquetto, além da senhora Maria De Lurdes Abreu Molina e de Joaquim Marçal e André Botelho.


ENCONTRO | O pároco reitor do Santuário São Judas Tadeu, padre Luiz Caputo, esteve reunido na noite do dia 27 de fevereiro com os representantes de Movimentos existentes na Paróquia. "Nesse momento nós somos interpelados a rezar pelo Conclave. Trata-se da escolha daquele que é o ponto de unidade da nossa Igreja: o Papa", pediu o padre Luiz. A reunião definiu a escala para a reza diária do terço e atribuiu ao Grupo de Oração a responsabilidade pela organização da bênção com as Santas Relíquias; a ser realizada no dia 27 de cada mês. 


PADROEIRO | A Comunidade do Santuário São Judas Tadeu, no último dia 28 de fevereiro, recebeu a visita do padre Silvio Roberto dos Santos. O presbítero presidiu a Missa das 11h30. Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e assessor do Setor Juventude Diocese Rio Preto, o padre Silvio estará na Vigília Paroquial dos Jovens Adoradores, no dia 3 de março, a partir das 20h30, no São Judas. 
Também passou pelo Santuário o padre Márcio Roberto Martins dos Santos, de Macaubal e Monções. O pároco reitor, padre Luiz Caputo, destacou o quão histórica e significativa foi a Celebração das 15h presidida pelo padre Márcio: isso porque, na Comunidade, foi a última Missa sob o pontificado de Bento XVI. A Sé de Roma, após a celebração, passou a estar vacante. 


BAZAR | O Serviço Social São Judas Tadeu inaugurou, em comunhão com a Comunidade do Santuário São Judas Tadeu, um espaço para acolhida de fiéis, venda de artesanatos e produtos personalizados. A novidade agradou os paroquianos. 

TEXTO | FOTOS
André Botelho | Bruno Santos
Assessoria de Comunicação
Santuário São Judas Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário